0
Autoconhecimento Textos

Ansiedade não é roer as unhas, é uma montanha-russa

5 de novembro de 2020

Ansiedade não é roer as unhas, isso é só um sintoma. Ansiedade é não conseguir desligar os pensamentos. Não conseguir deixar de ouvir as vozes na sua cabeça reclamando, apontando, enlouquecendo. Ansiedade é sentir-se triste sem uma razão consistente.

Outro sintoma da ansiedade é comer, comer para sentir conforto. Ou deixar de comer. Dormir, estar o tempo todo sonolenta, sentir-se cansada.

A ansiedade te faz pensar 10000 coisas em 1 segundo e sentir uma grande aflição por não ter as resposta, as ações ou os direcionamentos. Isso te deixa mais ansiosa.

A ansiedade te coloca numa montanha-russa. Tem dias que você acorda no gás e acreditando que tudo vai dar certo e isso te deixa produtiva e feliz, mas no final do dia bate aquela sensação de que foi só um dia. Não foi tudo resolvido. Na manhã seguinte você enrola, levanta arrastada, quer respostas de perguntas que nem sabe formular.

Na era do macarrão instantâneo, das mensagens instantâneas, do online, do verificado, não sabemos lidar com sentimentos de incerteza. Queremos um GPS que dê o melhor caminho em menos tempo. Queremos saber onde e como chegar. Lidar com as sombras e os espaços desconhecidos é angustiante. Nossos dias não são feitos para esperar.

Nós aceleramos o mundo! Só não sabemos como controlar os efeitos disso em nós.

Sem dúvida, aumentamos cada vez mais os gatilhos que nos levam às crises de ansiedade. Nos colocamos a prova quando entramos na dança do agora, para ontem, rápido demais. Humanos não são rápidos demais. Sentimentos não são rápidos o suficiente.

E por isso, estamos liquefazendo nossas relações. Abraçar um amigo não é mais essencial, tem figurinha para isso. Digerir os fatos é impossível, são muitas informações, muitas indignações, muitos fatos. Nosso cérebro nem é capaz disso. Ansiedade é querer absorver, entender, compreender e participar de muito mais do que o nosso corpo é capaz.

A vida não vem com manual de instrução, não tem GPS pra dizer onde você deve ir, não tem regras de vizinhança, não tem certezas. Misture tudo isso ao tempo de agora, a todas as informações disponíveis, a falta do abraço, do calor humano, da sensação de falar o tempo inteiro com telas: ansiedade, só para ilustrar.

Eu sou, vc é? Aproveita, vem me conhecer no insta (@lusafreire) e tentar controlar esses sentimentos loucos do dia a dia!

You Might Also Like...

No Comments

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: