Oi amora! Seguindo com as principais informações da Dieta Dukan, criada pelo drº Pierre Dukan no livro Eu não consigo emagrecer, eu trouxe um Mapa Alimentar, semelhante ao que fiz para a Fase de Ataque (e que você pode conferir AQUI), para a Fase Cruzeiro. Se você está chegando agora por aqui, eu sugiro que dê uma olhada nos posts anteriores, para melhor compreensão do passo à passo e das dicas.
Como já falamos, ter um planejamento alimentar é muito importe para que a dieta siga sem deslizes. Ter algo pronto ou já engatilhado na geladeira é uma das saídas mais inteligentes que podemos ter, não só na Dukan, mas em qualquer dieta. Na Fase Cruzeiro, a variação nas refeições é essencial para que você não desanime ou desista.
Uma grande dica é: Tempere tudo! – O tempero caseiro é um excelente auxiliar, é a mistura de temperos que pode variar o sabor da carne ou do frango. Isso também é uma alternativa para a diminuição do sal, principalmente o sal comum. O excesso de sódio (principal composto do sal de cozinha) pode causar problemas sérios de saúde, além de reter líquidos, causando o tão temível inchaço. Abaixo você vai encontrar algumas sugestões de tempero que uso e gosto muito!
Além de criar dinamismo na rotina, o Mapa Alimentar serve para organizar os tolerados, uma das maiores dúvidas e um dos maiores calos dos praticantes da Dieta Dukan. Como o livro informa, são permitidos apenas 2 tolerados por dia e muitas pessoas acabam estagnando o peso por extrapolarem essa cota ou as quantidades desses alimentos. Então, quando você faz o planejamento das refeições, fica fácil visualizar os erros e como se pode corrigir.
Mesmo quem não faz a dieta Dukan pode usar o Mapa Alimentar!
Para isso eu preparei esse Mapa Alimentar para você apenas preencher! Nele tem um campo para indicar qual é a semana da dieta (ex.: semana 1), ou os dias que compreendem a semana ( ex.: de 01 à 08 de agosto), o peso daquela semana (já que o indicado é se pesar apenas uma vez por semana no mesmo dia e na mesma balança), a fase em que você se encontra da dieta e uma frase motivadora acredite isso ajuda muito no decorrer da dieta! Os dias da semana estão indicados, começando pela segunda-feira que é o dia mundial do “vou começar a dieta”, mas isso é apenas uma formalidade.
Dividi os dias pelos períodos: manhã, tarde e noite, diferenciando cada um com tons diferentes. É sempre bom lembrar que no livro, o drº Dukan deixa claro que, dentro dos alimentos permitidos (liberados), você pode comer o quanto quiser e todas as vezes que sentir fome, conforme sua necessidade. Você pode fazer o download gratuito clicando AQUI e seguir as instruções. Depois disso, e só imprimir e montar seu plano.
Vou deixar aqui em baixo sugestões de refeições que você pode fazer nos dias de Proteína com Legumes (PL), já que nos dias de Proteína Pura (PP) é só você manter as refeições da Fase de Ataque e que já sugeri AQUI.
Fase Cruzeiro – dias de PL
Abuse do uso dos legumes e verduras nas refeições, use sua criatividade. CUIDADO! Não são permitidos batatas, aipim, inhame e semelhantes. Não pode ter na mesma refeição beterraba e cenoura e a quantidade deve ser de 200g POR SEMANA desses dois legumes. Não faça mais de uma refeição contendo cenoura ou beterraba ou abóbora no mesmo dia.
Sugestões para o período da MANHÃ:
- Suco detox de couve + gengibre + gotinhas de limão + água
- Suco detox de couve + pepino + hortelã + água
- Suco detox de cenoura + gengibre + água com gás
- Suco detox de couve + cenoura + salsinha + água
- Café com canela e adoçante + Panqueca com queijo branco
- Café com leite e adoçante + Ovos mexidos com presunto
- Café com adoçante + Omelete com requeijão zero
- Mate carioca com adoçante + Panini com queijo e blanquet de frango
- Café com adoçante + Ovos mexidos com ricota
- Shake Dukan + Panqueca com queijo cottage
- Frapuccino + Panini com queijo e presunto
- Iogurte natural desnatado com suco em pó zero
- Gelatina zero + Chá gelado com adoçante
- Queijo branco com peito de peru
- Iogurte com chia
- Bolo de iogurte e canela
Sugestões para o período da TARDE:
- Creme de brócolis + Bife acebolado + Salada (Tomate, Pepino, Abobrinha)
- Fígado bovino + Pimentões coloridos e cebola + Mix de Alfaces (Crespa, Americana e Roxa)
- Sobrecoxas assadas + Abóbora cozida + Salada de repolho
- Estrogonofe Dukan + Arroz de couve-flor + Salada Verde (Brócolis Americano, Pepino e Rúcula)
- Bolo de carne recheado ovos cozidos + Beterrabacozida + Espinafre refogado
- Bife à rolê recheado com cenoura, presunto e queijo + Mix de Alfaces + Tomates
- Almôndegas recheadas com ovos de codorna e molho de tomate + Berinjelas Italianas
- Peixe cozido com pimentões + Brócolis americano + Pepino + Rabanete + Cenoura
- Carne moída com chuchu e tomate + Abóbora + Espinafre refogado
- Bife + Salada Verde + Tomate + Pepino + Beterraba
- Salada de Pote – sugestão para levar ao trabalho/faculdade
- Salgadinho de Frango com requeijão zero
- Cestinha de Brócolis + frango desfiado com requeijão zero
- Bolo de iogurte com canela
- Pudim zero
- Panini com queijo branco e presunto
- Bolo de banana + Chá gelado
- Vitamina de gelatina
- Gelatina Zero
- Pão de leite com requeijão + Café com adoçante
- Docinhos de leite em pó e suco zero
- Cookies com doce de leite + Frapuccino
- Biscoito Dukan + Chá
- Doce de Abóbora
Sugestões para o período da NOITE:
- Pão de leite recheado
- Iogurte natural com suco em pó zero
- Iogurte natural com chia
- Hambúrguer com molho de brócolis
- Bolo de canela com calda de leite condensado fake
- Muffins de queijo com presunto e tomates
- Mousse de frutas (suco zero – frutas vermelhas, maracujá ou limão)
- Ovos mexidos com peito de peru, tomates e mix de alfaces
- Pudim Zero
- Panqueca de requeijão, brócolis e gergelim
- Bolo de banana + Chá relaxante
- Muffins doces com leite condensado fake
- Omelete com frango desfiado e palmito
- Panini + Pastinha de atum
- Sopa detox Verde (½ maço de espinafre, ½ talo de salsão. ½ maço de escarola, ½ maço de salsa, ½ maço de acelga, ½ abóbora japonesa, 1 beterraba, 1 abobrinha, 1 chuchu, 1 dente de alho picado, 2 colheres (chá) de sal, 1 litro de água, Pimenta do reino a gosto)
- Sopa detox Dukan (3 cebolas, 3 cenouras, 2 dentes de alho, 1 caldo de legumes, 2 caldos de carne 0% gordura, 1 caldo de galinha em pó 0% de gordura, 1 aipo ou alho poró, 1 pimentão verde, 3 tomates sem pele, 1/2 repolho grande, 1 litro e meio de água)
- Sopa detox com escarola e acelga (½ maço de acelga, ½ maço de escarola, ½ maço de espinafre, ½ maço de salsa, ½ talo de salsão, ½ abóbora japonesa, 1 chuchu, 1 abobrinha, 1 dente de alho picado, 1 beterraba, 1 litro de água, Orégano, sal e pimenta à gosto)
- Sopa detox de alho-poró (1 e 1/2 talo de alho-poró, 1/2 abobrinha, 1/2 cebola, 1 colher (chá) de chia, Sal e pimenta do reino a gosto, 500 ml de água)
- Sopa detox de cenoura e abobrinha (2 cenouras médias, 2 abobrinhas pequenas, 1 brócolis, ½ dente de alho, ½ cebola ralada, 1 xícara (chá) de couve manteiga, 1 xícara (café) de manjericão picado, Mix de gergelim para decorar, Pimenta branca e sal a gosto)
OBS: As combinações podem se misturar, todas foram feitas com base no cardápio sugerido pelo Drº Dukan no livro que orienta à prática da dieta. Deixe as sopas para as refeições noturnas. As receitas são sempre sem carboidratos e gordura no seu preparo. Reuni algumas delas no meu Instagram., mas você também pode encontrar outras receitas no Insta da Nathy e da Dani, minha parceiras no Projeto Desafio Dukan.
Agora é só você organizar a sua semana de acordo com o sei paladar e com a organização dos dias de PL e PP, normalmente faço 1/1, ou seja, uma dia de PL e um dia de PP, mas você pode fazer 3/3 ou até 5/5, como já expliquei no post sobre a Fase Cruzeiro e que você pode conferir AQUI. Lembrando que as sugestões de PP estão nesse post AQUI. E o Mapa Alimentar você pode fazer o download clicando no botão abaixo:
2 Comments
Stephanie Vasques • Não é Berlim
6 de novembro de 2018 at 09:25Adorei o post! A Dukan já fez parte da minha vida e funcionou muito bem: perdi 16 quilos em cerca de 4,5 meses. Hoje em dia não posso mais voltar pra ela, pois acabei descobrindo que lacticínios abaixam a minha imunidade 🙁
Com amor,
Steph • Não é Berlim
Lu SáFreire
14 de janeiro de 2019 at 12:03Oie Steph, poxa essa coisa do laticínio é bem ruim!! Não sei como seria viver sem queijo! Deve ser difícil!
Bjoks